ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prefeitos pressionam e Vale do Ivaí vai ganhar mais policiais


O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, garantiu ontem que todos os municípios de pequeno porte do Vale do Ivaí terão ao menos cinco policiais militares para atender às suas comunidades. Esses novos soldados sairão daqueles candidatos aprovados no último concurso público promovido pelo governo do Estado.

Para tanto, serão instaladas nos próximos dias duas turmas da escola de formação da PM com 60 alunos cada, uma no 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Apucarana, e outra na 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ivaiporã.

O secretário comentou que essas contratações farão parte do Projeto 300, da Polícia Militar do Paraná, que prevê que os 300 menores municípios do Estado contem com pelo menos cinco policiais.

O anúncio da medida foi feito por Cid Vasques durante reunião em seu gabinete, ontem, com mais de vinte prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). A audiência foi solicitada pelo presidente da associação, prefeito Luiz Carlos Gil (PMDB), de Ivaiporã, tendo em vista que a região está bastante carente na área de segurança pública.

“O secretário reconheceu que o Vale do Ivaí é hoje a região que tem menos policiais no Paraná”, afirmou Carlos Gil, lembrando que há municípios com apenas um policial e a maioria com dois ou três no máximo.

O secretário anunciou ainda que novos escrivães e delegados de polícia serão nomeados para a região, conforme contratações que serão feitas através dos concursos públicos em andamento. Há também a possibilidade de a Delegacia de Polícia de Ivaiporã ser transformada em Subdivisão Policial para ter mais delegados e atender aos municípios circunvizinhos.

O secretário Cid Vasques destacou que essa aproximação com os municípios, conforme reunião realizada ontem com prefeitos da Amuvi, é uma orientação de governo e possibilita que a Secretaria conheça as demandas e peculiaridades da região. “Foi importante ter este contato, pois é uma determinação do governador Beto Richa no sentido de ter com os municípios uma relação de mútua proximidade, atendendo os anseios da população. A única maneira de ter condições de fazer isso é com esse tipo de contato”, disse ele.

De acordo com o secretário, as reivindicações básicas dos prefeitos, em todo o Estado, são aumento do efetivo policial e aumento de viaturas, dois pilares que o Governo do Paraná tem procurado fortalecer. Neste aspecto, ele informou que foram adquiridos 1.220 novos veículos e incorporados 3.120 policiais, que foram distribuídos conforme os índices de criminalidade apresentados pelas diversas regiões do Paraná. A base de dados é o monitoramento periódico realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Segurança Pública.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, todas as solicitações dos prefeitos foram anotadas para uma avaliação. “As reivindicações vão ser analisadas para que, dentro da realidade, elas sejam contempladas. Esperamos também, com as novas contratações e aquisições, poder atender muitas das solicitações, que são procedentes”, comenta.

Bondaruk anunciou ainda que o major Aimoré Nunes Moreira está sendo promovido a tenente-coronel e vai assumir o comando do 10º BPM de Apucarana, que atende a todos os municípios do Vale.


Polícia Civil propõe segurança interativa

Também presente no encontro, o delegado-titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Rogério Lopes, afirmou que irá a alguns municípios para conferir as carências da Polícia Civil. “Faremos uma visita para conversar com todos os prefeitos e também para apresentar a possibilidade de segurança pública interativa, em que os moradores trabalham em parceria com os órgãos de segurança, como polícia civil e polícia militar, e otimizam os níveis de segurança”, explica o delegado.

Lopes assumiu a DPI recentemente e, na semana passada, divulgou que vai implantar metas de gestão, com o objetivo de otimizar os trabalhos da Polícia Civil com ênfase no atendimento de excelência. “A idéia é fazer com que o cidadão que for a uma delegacia no Paraná tenha sua demanda solucionada”, apresenta.

COMPROMETIMENTO - O deputado Estadual Artagão Junior avaliou a reunião como produtiva. “O secretário demonstrou sensibilidade e comprometimento com a segurança da região. Ele recebeu mais de 20 prefeitos e deu a palavra para que cada um se manifestasse. Com esta sensibilidade e comprometimento, junto com as ações que estão sendo desenvolvidas, vamos fazer com que as expectativas dos prefeitos sejam alcançadas”, comenta o parlamentar.

O presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, destacou a importância do secretário conhecer a realidade da região. “Estamos felizes com a oportunidade de estar debatendo. Todos os prefeitos saem esperançosos, contando com este concurso de delegados e com a implantação de novos policiais na região. Isso com certeza vai aumentar a sensação de segurança ali no Vale do Ivaí”, avalia ele.

Estiveram presentes na reunião o prefeito de Ariranha do Ivaí, Silvio Petrassi; o prefeito de Bom Sucesso, Mauricio Aparecido de Castro; o prefeito de Borrazópolis, Adilson Lucchetti; a prefeita de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto Gomes; o prefeito de Cambira, Mauricilio dos Santos; a prefeita de Jardim Alegre, Neuza Francisconi; o prefeito de Kaloré, Whashington Luiz da Silva; o prefeito de Lidianópolis, Celso Antonio Barbosa; o prefeito de Lunardelli, Hilário Vanjura; o prefeito de Marilândia do Sul, Pedro Mileski; o prefeito de Mauá da Serra, Nicolau Muniz Junior; o prefeito de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz; o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Geroncio Carneiro Rosa; e o prefeito de São João do Ivaí, Fabio Miura.

Fonte:http://tnonline.com.br
Compartilhe : :

0 comentários: