ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Iapar e Simepar emitem alerta de geada para a região


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Tecnológico Simepar emitiram, nesta terça-feira (13), um alerta de geada para a madrugada de quinta-feira (15). O aviso se estende para toda a região cafeeira do estado. Os especialistas não descartam nova ocorrência da chamada “geada negra”, que ocorre quando o ar está muito seco e a planta morre antes que ocorra a formação e o congelamento do orvalho.
De acordo com a meteorologista do Instituto Simepar Ângela Beatriz Costa, a geada desta semana poderá ser forte. “Não descartamos a geada negra, pois essa massa de ar polar é intensa. Aqui para o Norte do Paraná estamos esperando que as temperaturas fiquem em torno dos 3 graus”, afirmou.
Ela lembra a é importante os produtores se prepararem. A recomendação é de eles façam o “chegamento” da terra no tronco dos cafeeiros com idade entre 6 e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos. Já nas lavouras recentes, com até 6 meses, o ideal é que o produtor aguarde um novo aviso, que deverá ser feito nesta quarta-feira (14).
Compartilhe : :

0 comentários: