ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONTÁGIO

Animal doente precisa ser sacrificado


A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) tem intensificado as ações voltadas à erradicação da brucelose e tuberculose nas pequenas e médias propriedades rurais do Paraná por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A brucelose e a tuberculose são zoonoses contagiosas provocadas por bactérias do gênero brucella. 

Dados de 2012 apontam que 48% dessas propriedades e 61% do rebanho paranaense - 676.584 bezerras -, já foram vacinadas preventivamente contra essas duas enfermidades. É obrigatória a vacinação de animais de três a 18 meses de idade. 

"A tuberculose causa um emagrecimento progressivo e uma dificuldade respiratória nos animais, mas muitas vezes é uma doença silenciosa e isso pode fazer com que ela se dissemine pelo rebanho. Infelizmente, quando ela é detectada, o animal precisa ser sacrificado", explicou o veterinário Amauri Alfieri, do departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Segundo ele, a tuberculose pode ser transmitida de um animal para outro através do leite consumido pelos bezerros e também pela secreção respiratória. "Apesar da bactéria ser diferente da tuberculose de humanos, a doença pode ser transmitida para as pessoas, sobretudo quando há consumo de carne mal cozida", frisou Alfieri. (L.F.C.)
Compartilhe : :

0 comentários: