ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

terça-feira, 6 de agosto de 2013

12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são

12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)

Iogurte, barra de cereal, filé de peixe empanado e biscoito cream cracker integral estão entre os alimentos escolhidos por quem vive de dieta ou quer manter a forma. Mas você sabia que eles estão na lista de alimentos que não são considerados tão saudáveis assim?

De acordo com Tatiana Camacho, nutricionista da Naturalis, comer cinco bolachas cream cracker integrais é o mesmo que consumir um pão francês. E afirma que a maioria das barrinhas de cereais têm baixa quantidade de fibras - algumas delas chegando a ter menos de 1 grama do nutriente -, além de alta quantidade de conservantes, aromatizantes e açúcar.

"O file de peixe empanado também está na lista de alimentos não tão saudáveis quanto pensamos. Embora uma carne magra, dependendo do peixe escolhido para empanar ocorre um acréscimo alto de gorduras e calorias na porção do alimento, além da degradação parcial do ômega-3 presente no pescado", explica a especialista.

"Já alguns iogurtes, como por exemplo os de morango e aqueles que misturam frutas e mais parecem uma vitamina, contêm muita gordura adicionada para garantir a cremosidade, além de serem usados corantes e aromatizantes para garantir cor e aparência chamativas. Beber diariamente um iogurte desses, além de aumentar o consumo de açúcar necessário por dia, não garantem as bactérias boas que deveriam ser fornecidas, as probióticas. No final, muitos deles nem acabam sendo nutritivos de verdade", afirma.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)
Barra de cereal não é tão saudável

Barra de cereal - Sei que é muito mais fácil as pessoas incluírem a barrinha numa dieta do que uma fruta, como se uma fosse tão saudável quanto a outra, mas não é. A maioria das barras de cereal tem baixa quantidade de fibras, além de conter aditivos químicos como conservantes, aromatizantes e também açúcar. Se for light ou diet, contém adoçante, que não é algo saudável como a gente considera.

E têm opções de barrinhas que são quase como um doce, adicionado por exemplo o chocolate, e então o teor de gordura fica muito alto. Já vi até de torta de limão, e estas têm um certo conteúdo de fibra, mas vêm acompanhadas de açúcar e gordura.

No fim, o que era para ser uma fonte de fibras, nem sempre é. Algumas têm menos de 1 grama, o que é pouco, as melhores têm de 3 a 5 gramas de fibra, mas são exceções.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)
5 biscoitos cream cracker valem 1 pão francês

Biscoitos tipo cream cracker integral - As pessoas avaliam esta bolacha da mesma maneira que a barra de cereal: é integral, têm fibras, então é saudável. Mas a quantidade do nutriente é bem baixa e continua sendo um alimento processado e o teor de gordura nesse biscoito geralmente é alto.

Para se ter uma ideia, cada 5 bolachas representa 5 gramas de gordura, então acaba não sendo um lanche tão saudável. Além disso, comer 4 ou 5 delas equivale a comer 1 pão frânces, que é um alimento muito menos processado, com menos gordura e sacia muito mais. O único problema do pão é o teor de sal, coisa que cada vez mais se tem tentado reduzir.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)
Maioria dos iogurtes de morango e com outros sabores não são saudáveis

Iogurte - Sem contar o iogurte natural e os feitos com corantes naturais, redução de açúcar e de gordura, a maioria é, na verdade, uma sobremesa láctea. Tem muita gordura adicionada para garantir a cremosidade, além de serem usados corantes e aromatizantes para garantir cor e aparência chamativas, como os iogurtes de morango e aqueles que misturam frutas e mais parecem uma vitamina.

Beber diariamente um iogurte desses aumenta o consumo de açúcar do dia e nem garantem as bactérias boas que deveriam ser fornecidas, as probióticas. No final, muitos deles nem acabam sendo nutritivos de verdade.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)
Hamburguer, salsicha e linguiça de frango ou peru contêm sódio e gordura

Hamburguer, salsicha e linguiça de frango ou peru - Também estão na lista de alimentos vendidos como opções saudáveis, mas não são. Mesmo com sabor de peru ou frango, não deixam de ser alimentos processados e, por mais que tenham redução de gordura em relação à versão bovina, esses alimentos têm muito sódio e gordura, que em excesso pode ser prejudicial.

O objetivo desses alimentos é ser fonte de proteína, mas muitas vezes acabam sendo mais fonte de gordura e colesterol. Se for consumir, a dica é que o faça em pequenas quantidades e não necessariamente sejam substituídos.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)


Suco de soja não tem vantagem nutricional

Suco de caixinha - A não ser que sejam realmente feitos com o suco da fruta e não contenham conservantes e açúcar, evite. A maioria deles é feito com o néctar das frutas, ou seja, pouco do suco da fruta misturado com açúcar e água, o que reduz muito os nutrientes. Além disso, há a adição de corantes e aromatizantes.

O suco de soja segue a mesma linha. Eles contêm açúcar adicionado e, quando light, são feitos com adoçante, conservantes, corantes e aromatizantes. Este tipo de suco deve ser consumido esporadicamente, nunca diariamente em substituição ao natural. O fato de ser de soja não tem vantagem nutricional, pois a quantidade de soja e outras propriedades interessantes do alimento é baixa.

No caso do suco diet ou light em pó, embora sejam isentos de calorias, são compostos apenas por adoçantes, corantes e aromatizantes, ou seja, não fornecem absolutamente nada que seja nutritivo para o organismo. Não contêm calorias, nem vitaminas, nem minerais, nem proteínas.

12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)

Empanado de legumes é rico em sódio e gordura trans

Empanados prontos de legumes (nuggets de legumes) - Não deixam de ser alimentos congelados, portanto altamente processados e que já sofreram importantes perdas nutricionais. Além da perda de micronutrientes, são ricos em sódio, gordura saturada e gordura trans.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)

Chocolate diet é feito com mais gordura para garantir a palatabilidade

Chocolate Diet - Embora seja isento de açúcar, são adicionadas mais gordura para garantir a palatabilidade e acabam ficando mais calóricos do que as versões tradicionais. São indicados apenas para diabéticos.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)

Filé de peixe empanado diminui a fonte de ômega-3

Filé de peixe empanado - Embora seja uma carne magra e potencial fonte de ômega-3, dependendo do peixe ao empanar, ao filé ocorre um acréscimo alto de gorduras e calorias na porção do alimento, além da degradação parcial do ômega-3 presente no pescado.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)
Sopas industrializadas perdem nutrientes

Sopas industrializadas - Muitas pessoas substituem por jantares ou pequenos lanches e, embora haja versões com pouquíssimas calorias, as sopas em saquinho são altamente processadas, ou seja, tiveram perdas significativas no conteúdo de micronutrientes, além de conterem teores muito elevados de sódio.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)

Yakissoba tem sódio por conta do shoyo e gordura, já que o macarrão é frito

Yakissoba - Mesmo contendo uma variedade de legumes, o yakissoba apresenta boas quantidades de sódio provenientes do shoyo, além de gordura, já que o macarrão é frito. Uma ótima alternativa é preparar em casa para garantir que fique bem menos gorduroso, já que os legumes podem ser cozidos e as carnes refogadas com pouco óleo. O macarrão não precisa ser frito, apenas cozido. Outra sugestão é utilizar o shoyo light e evitar acrescentar o óleo de gergelim no final da preparação.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)


Pratos congelados diet e light possuem adição de conservantes

Pratos congelados diet e light - Embora contenha baixo teor de gorduras, açúcares ou calorias, possuem adição de conservantes, além de terem perdido quantidade significativas de micronutrientes.
12 alimentos considerados saudáveis, mas que não são - 1 (© Foto: Thinkstock Montagem)


Cookie integral não é considerado fonte de fibra

Cookies integrais - Embora possuam alguns ingredientes mais saudáveis, como o açúcar mascavo, a aveia, a linhaça e outros cereais e grãos, a maioria possui alto teor de gordura saturada na porção e sódio, quantidade semelhante a outros biscoitos convencionais, além de não serem considerados fontes de fibras. Podem ser consumidos como opção esporadicamente e na porção indicada na embalagem.



Fonte: MSN Estilo
Compartilhe : :

0 comentários: