ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

quarta-feira, 17 de julho de 2013

‘É um presente de Deus’

Emoção e expectativa tomam conta do casal de Apucarana escolhido para cantar para o papa Francisco


Apucarana - A notícia de que foram escolhidos para cantar para o papa Francisco na programação da Jornada Mundial da Juventude foi recebida com desconfiança pelo casal Marcos e Cristiane da Matta. O assunto, no entanto, se espalhou rapidamente pela cidade onde moram, Apucarana (Centro-Norte), que tem cerca de 122 mil habitantes. 

"Quando me ligaram, eu achei que era uma brincadeira. Só depois de muitas afirmações é que eu percebi que o convite era verdadeiro. Agora, não só nós, mas a cidade toda está feliz, nos pedindo para carregar seus nomes e orações até o papa", comenta Cristiane, de 35 anos, musicista desde pequena. 

O casal embarca para o Rio de Janeiro (RJ) no dia 22 de julho, mas cantará para Francisco dois dias depois, durante a visita do pontífice ao Hospital São Francisco da Tijuca. 

Na companhia do Quinteto Tião de Oliveira e do Frei Florival, do Espírito Santo (ES), Marcos e Cristiane cantarão a música "O enfermo é meu irmão", composta por eles em julho do ano passado. 

"Quando a compomos, nosso objetivo era contribuir para o CD 'Perfeita Alegria', que reúne o Frei Florival do Convento da Penha e amigos. Ao contrário de outras canções, essa teve um processo rápido. Criamos a letra e melodia juntos e aprovamos de primeira. É realmente uma música muito bonita", diz Cristiane, que dá aulas de violão, teclado, flauta transversal e técnica vocal. 

Na residência da família paranaense, é nítida a presença da música e da religiosidade. Logo na porta de entrada, há um tapete de pedras em forma de clave e em todos os cantos há objetos que remetem ao catolicismo. Mas é a imagem de São Francisco de Assis que ganha o lugar de destaque na mesa de jantar. 

"Somos devotos de Santa Paulina, popularmente conhecida pelos milagres dos partos, e de São Francisco, que se destaca por ter vivido radicalmente o Evangelho e com muita humildade. Ele tinha uma certa repugnância aos leprosos, mas um dia criou coragem e abraçou um deles. A partir daí, decidiu lutar por eles, pelos demais doentes e também pelos pobres", explica Marcos, formado em Direito e Filosofia, que frequentou o Seminário na Diocese de Apucarana. 

Destino ou não, o fato é que eles se conheceram na Igreja, passaram a cantar em casamentos e despertaram juntos o interesse em compor. "Estamos sempre estudando temas, mas a religião foi o caminho que escolhemos. Há cinco anos, compomos para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acho que já foram mais de 150 canções", completa Marcos. 

Já casados, conheceram Frei Florival, que estava organizando o CD com temas franciscanos. "Ele nos convidou a participar e temos sete canções, sendo entre elas, a escolhida para cantarmos ao papa, pois fala sobre o encontro de São Francisco com o leproso. Acho que tem tudo a ver com o momento", observa Cristiane, ao ressaltar o trecho da música que diz: "Esperando uma visita/Um olhar, abraço ou flor/ Vou tirar-lhe a solidão, ser presença do Senhor/ Alegrar seu coração, dedicar-lhe o meu amor". 

O convite surgiu do próprio superintendente do Hospital São Francisco da Tijuca, que escutou a música durante uma visita ao Convento da Penha. "Ele disse ao frei que a música estava escolhida e em seguida nós fomos comunicados", lembra ela. 

A apresentação acontecerá durante o encontro do papa com um pequeno grupo de doentes. A expectativa de ver o Santo Padre é tanta que Cristiane nem imagina como irá reagir. Ela só espera conseguir conter a emoção para cantar. "É uma responsabilidade muito grande, pois estamos representando os católicos, as famílias, Apucarana e todo o Paraná. Não existe uma só expectativa. São muitas", diz, contente. 

Mais do que um chamado de Deus, o casal acredita que a oportunidade é um sinal que tanto esperava. "Deus está em primeiro lugar em nossas vidas e por isso sempre perguntamos em nossas orações se estamos no caminho certo. Para nós, esse convite é a resposta. É um presente de Deus", conclui Marcos, que agora tem a certeza de quanto tem sido bom encaminhar toda a família para os valores da Igreja. "E essa é a grande mensagem da música. De que somos uma família, acima de qualquer dificuldade. Ainda há união, amor ao próximo, cumplicidade e fé." 

A Jornada Mundial da Juventude reunirá milhares de católicos no Rio de Janeiro entre 23 a 28 de julho. A agenda do papa Francisco também contempla visitas a uma comunidade carente e jovens detentos.

Fonte: Folha de Londrina
Compartilhe : :

0 comentários: