ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Professores não sabem usar tablets

Papéis se invertem em algumas escolas de Apucarana: alunos dão aula de tecnologia para seus mestres









Não é novidade para ninguém que, salvo poucas exceções, os mais jovens dão um banho nos mais velhos quando o assunto é tecnologia. Nas escolas, não é diferente. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) distribuiu tablets para todos os professores do Ensino Médio há pouco menos de um mês. Mas, em matéria de equipamentos eletrônicos, são os docentes que acabam se tornando aprendizes, como eles próprios reconhecem.

“É uma ferramenta a mais para o professor trabalhar em sala de aula. Acredito que será importante mais para pesquisa e preparação das aulas, e não tanto para a sala de aula em si”, avalia Élton Silva, professor de Artes. Ele conta que nunca tinha tido contato com um tablet antes de receber o equipamento do governo.

“Esse é um ponto positivo: a distribuição dos tablets faz com que os professores possam estar no mesmo patamar tecnológico dos alunos, que geralmente possuem mais contato com equipamentos, além de terem mais facilidade”, afirma Élton.

Professora de Biologia, Silvia Beleze também nota que, com relação à tecnologia, os papéis se invertem em sala de aula. “São as crianças que acabam nos ensinando. Elas têm uma facilidade muito grande em lidar com as novas tecnologias que nós geralmente não temos. Acredito que é uma questão de diferenças de geração. Eles nasceram imersos nessa tecnologia, enquanto nós temos que correr atrás”.

Segundo ela, os equipamentos em sala de aula não mudarão a maneira como o conteúdo será passado aos alunos. “Não vai ser uma revolução na educação. Mas com certeza vai nos ajudar bastante, principalmente nas questões mais burocráticas do ensino, como a lista de chamada, por exemplo”, diz.

Outra atribuição dos tablets seria a possibilidade de leitura de livros digitais, os e-books. No entanto, o próprio professor de Português e Literatura, Célio Pomin, observa essa tendência com desconfiança. “Acredito que nada substitui os livros de papel. Os professores se sentem mais confortáveis assim. Os tablets podem ser uma ferramenta mais atuante no futuro, mas não tanto agora. É um projeto mais para longo prazo”.

CAPACITAÇÃO - Para ambientar os professores à nova tecnologia, a Seed inicia amanhã em cinco colégios de Apucarana um curso de capacitação para auxiliar os professores a trabalharem com o tablet. Haverá cursos nos colégios estaduais Nilo Cairo, Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Antônio dos Três Reis de Oliveira, Polivalente e Alberto Santos Dumont.

Foram entregues ao todo 890 tablets aos professores do ensino médio da rede estadual de ensino dos 16 municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana. A chefe do NRE, Maria Onide Balan Sardinha, disse que o repasse do material integra a proposta de modernização tecnológica do ensino público no Paraná.

“O investimento do Governo do Paraná nessas ferramentas tecnológicas é de suma importância. Não podemos ignorar esses avanços da sociedade. Precisamos adequá-las à educação, porque hoje elas estão no cotidiano das pessoas e o ensino precisa seguir as tendências da sociedade”, destacou ela.

Ela explica ainda que os equipamentos devem dinamizar o ensino público. “O professor vai poder utilizar o tablet na sala de aula para integrar novos conteúdos à sua disciplina, como vídeos, imagens e textos da internet, além de acessar o seu plano de ensino, fazer a chamada de maneira digital, e outros serviços. As possibilidades são diversas”, afirma ela.

Todos os professores lotados no ensino médio da NRE de Apucarana receberam um equipamento. O Paraná é o primeiro estado do Brasil a distribuir tablets para o ensino público.

Fonte: TNOnline
Compartilhe : :

0 comentários: