ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

terça-feira, 19 de março de 2013


Disque-Denúncia é responsável por quase 67% das prisões em Apucarana


Apesar dos resultados, PM acredita que participação poderia ser maior



Quase de 67% de todas as prisões efetuadas em 2012 pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana no ano foram fruto de de informações fornecidas pelo Disque-Denúncia. Apesar da importância da participação da comunidade para o trabalho da polícia, o número de ligações ainda é considerado baixo pela corporação.

Segundo dados da própria Polícia Militar, o Disque-Denúncia de Apucarana recebeu em 2012 cerca de 1 mil ligações, uma média de 2,7 ligações diárias. Número que poderia ser maior.

“Geralmente, os crimes que são alvo de maior comoção pública recebem muitas ligações. Nesses casos, a gente sente que a população ajuda mais”, destaca o chefe da Seção de Inteligência (P2) do 10º BPM, o primeiro-tenente Mario Emilio Nicolau.

Segundo ele, a população tende a denunciar mais quando tem algum tipo de envolvimento com o caso. “Muita gente denuncia porte de drogas, por exemplo, porque possui um parente com o problema. É preciso que as pessoas se conscientizem de que é preciso denunciar sempre. O trabalho da polícia muitas vezes depende da cooperação da sociedade”, destaca o tenente.

Nicolau comenta que apesar do denunciante ter a proteção do anonimato, o serviço, ao contrário do 190 - que atende ocorrências - o número de trotes é praticamente zero. Ele também afirma que todas as denúncias são investigadas.
“Quando recebemos uma denúncia ou informação, deslocamos uma equipe do Serviço Reservado para averiguar. A partir da denúncia e do relato dos policiais que investigaram, acionamos o Ministério Público para conseguirmos um mandado. Grande parte dos crimes solucionados pela P2 vem do Disque-Denúncia”.

Ao longo do ano, o 10º BPM efetuou 242 prisões por porte de droga (tráfico ou consumo). Dessas, 162 prisões foram realizadas através do Disque-Denúncia, ou 66,7% do total.

Dos 346 veículos furtados ao longo do ano passado, 281 foram recuperados pela Polícia Militar. Desses, pouco mais de 100 foram conseguidos através do Disque-Denúncia. O batalhão cumpriu 170 mandados judiciais em 2012, sendo que aproximadamente 100 foram expedidos em função do serviço de ligações.

O Disque-Denúncia também auxiliou na apreensão de 116 armas, quase 46 quilos de maconha, mais de dois quilos e meio de cocaína, e 2,4 quilos (ou aproximadamente 8,5 mil pedras) de crack.

O número do Disque-Denúncia é 0800 643 1161, e funciona durante 24 horas por dia. As denúncias podem ser feitas de modo anônimo.

Fonte: TNOline


Compartilhe : :

0 comentários: