ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

sábado, 13 de outubro de 2012

Agricultura Orgânica



 Produzir produtos agrícolas sem utilizar aditivos químicos com menor impacto nocivo ao meio ambiente é um dos principais objetivos para a implementação de uma economia sustentável e oferta de uma alimentação saudável. A agricultura orgânica é um dos principais métodos para o alcance desses objetivos.
A agricultura orgânica reúne técnicas de cultivo que não utilizam fertilizantes e demais aditivos químicos como os agrotóxicos para a produção de vegetais, frutas e legumes e estimulantes na ração de animais (agropecuária). Essas técnicas visam a utilização de recursos naturais renováveis e não renováveis de modo mais eficiente, alinhando esse aproveitamento com os processos biológicos presentes no ecossistema e na biodiversidade de uma determinada região.
Produzir valorizando a saúde humana exige respeito ao meio ambiente e, na outra ponta produtiva visa o desenvolvimento econômico de modo sustentável. Na prática, baseando-se em conhecimentos de ecologia, a agricultura orgânica possui uma unidade de produção integrada à flora e fauna do entorno da região cultivada, e também sobre os elementos naturais presentes no meio de produção.


A agricultura orgânica se baseia em:
  • Aproveitamento de recursos naturais;
  • Reciclagem de recursos;
  • Inserção de processos biológicos nos modos de produção;
  • Manutenção da biodiversidade;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Desenvolvimento econômico e social;
  • Qualidade de vida humana.
A agricultura orgânica tem como ponto de base os princípios da agroecologia que se aplicam em seus manejos sem o uso de fertilizantes e reguladores de crescimento de plantas, esses insumos químicos são substituídos por processos biológicos, evita-se também o cultivo por monocultura (plantação de um único gênero agrícola) e incentiva-se a rotação de cultura (biodiversidade de culturas). Essas práticas citadas protegem uma determinada plantação de pragas e doenças de maneira natural, impedindo também a ocorrência de plantas invasoras.

Orgânica do Solo
Esse método de cultivo livre de insumos químicos e sintéticos enxerga o solo como um organismo vivo, cujo manejo correto utilizado possibilita a constante oferta de matéria orgânica. Um solo saudável, rico em nutrientes e vida, é o elemento essencial de qualquer jardim. Solo é um ecossistema complexo e delicado na sua própria relação direta com uma infinidade de organismos que vão converter uma grande variedade de materiais inativos em nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Os fertilizantes químicos podem destruir estes organismos e criar no jardim ou horta um ciclo de dependência, sem variedade de organismo consequentemente um solo pouco fértil.

   Por que consumir Orgânicos?

Sem duvida nenhuma alimentos orgânicos é sinal de saúde na mesa, livres de agrotóxicos, ajudam na proteção ao meio ambiente, traz o verdadeiro sabor do alimento.
A busca por uma alimentação equilibrada e saudável nos leva a olhar com outros olhos para os alimentos produzidos de forma orgânica. O equilíbrio natural da planta, sem introdução de agentes químicos, mantém sua características nutricionais. 
Encontrar o gosto autêntico dos alimentos no sabor das frutas, dos legumes e nas carnes provenientes de animais criados soltos é uma preocupação constante. Além disso, os alimentos orgânicos são livres de antibióticos, hormônios de crescimento, sendo processados sem o uso de aromas artificiais, conservantes e corantes.
Pesquisas de análise sensorial comparando alimentos orgânicos e convencionais mostraram superioridade do alimento orgânico.
                                                           





                                       Agradecemos a colaboração de Elvis Jhone Miranda dos Santos
Compartilhe : :

0 comentários: