ANUNCIE AQUI!!! AGUARDEM SOB NOVA DIREÇÃO

maua.noticias@hotmail.com

domingo, 6 de maio de 2012

Eleição: França vai às urnas escolher entre Hollande e Sarkozy

Os colégios eleitorais abriram neste domingo suas portas às 8h (horário local, 3h de Brasília) para o segundo e definitivo turno das eleições presidenciais francesas, à qual concorrem Nicolas Sarkozy e François Hollande. As urnas permanecerão abertas até as 20h (15h) nas maiores cidades do país, entre elas Paris.
Cerca de 45,5 milhões de franceses foram convocados a exercer seu direito de voto para decidir quem será o chefe de governo durante os próximos cinco anos. Perto de 1,7 milhão de franceses dos territórios de ultramar começaram a votar no sábado desde as 7h (horário de Brasília) em uma eleição considerada "histórica".
Os primeiros resultados de participação nesses territórios, como Nova Caledônia, Polinésia e Guadalupe, os índices ainda não definitivos são superiores aos obtidos no primeiro turno, no dia 22 de abril. O centrista François Bayrou foi um dos primeiros políticos a votar, pouco depois que os colégios eleitorais abriram, na localidade de Pau (sudoeste).
Bayrou, que foi descartado da corrida presidencial no primeiro turno, anunciou que votará em Hollande e revirou o sentido de voto de seus seguidores do MoDem, um partido de centro com mais inclinação natural para o governamental União por um Movimento Popular (UMP), a legenda de Sarkozy.
Segundo todas as pesquisas publicadas antes do fechamento oficial da campanha, Hollande vence Sarkozy, embora este tenha reduzido a vantagem do candidato socialista, que reivindicou na sexta-feira uma "vitória ampla".
No território continental francês os colégios permanecem abertos na maioria dos casos até as 18h (horário local, 13h de Brasília), embora funcionarão uma hora mais em cidades como Dijon, Rennes e Tours e duas em grandes cidades como Paris, Marselha, Lyon, Toulouse, Bordeaux e Estrasburgo.
Por essa razão, está rigorosamente proibida a publicação de pesquisas de boca de urna realizadas nos colégios que tenham fechado primeiro, até que os últimos fechem às 20h.
No entanto, e como aconteceu em 22 de abril, no primeiro turno, espera-se que meios de comunicação de países vizinhos, especialmente Bélgica e Suíça, deem antes resultados dessas pesquisas e também adiantamentos das votações finais procedentes de ultramar.
Compartilhe : :

0 comentários: